domingo, 13 de setembro de 2009

Animes são má influência?

Animes são programas de entreterimento que arrebataram bilhões de jovens pelo mundo enquanto seus pais estavam ocupando-se de fazer algo, ao perceberem seu conteúdo brandaram que os animes carecem de uma lição solida de vida, de serem violentos e infantilizarem os jovens.

Com base nisso pais questionam os cidadões que serão formados pela dos animes e o futuro que os esperam.

Os indolentes

De fato animes carecem muito de informções lógicas e precisas. Mas isso torna-se um problema apenas quando aliado os pais negligentes.

Pais que deveriam atuar incondicionalmente na educação dos filhos, mas não o fazem. Na maioria dos casos o que se vê  são pais que ocupam-se com qualquer tarefa só para negligenciar a criança seu papel de educador e deixam seu aprendizado à cargo da tv.

Esses indolentes quando percebem que falharam com os filhos não assumem a culpa. Procuram algo cujo o qual possam responsabilizar. A partir desse momento eles encontram os animes e responsabilizam-os por não terem cobrido tudo que negligenciaram ao filhos, culpando até mesmo a emissora que transmite um anime impróprio ao seu filho.

Quando os animes atuam como educadores

O personagem Ippo Makunouchi ganhou minha admiração em 2008 por treinar dia após dia em busca de se vencer lutas de boxe. Vê-lo me fazia refletir se esta me esforçando para atinguir meus objetivo nos estudos. Não dou crédito apenas a ele, sei que se não fosse por mim esse valor teria passado despercebido sendo apenas um anime excitante.

Em outros casos as pessoas relatam ter aprendido diversos valores com os animes. Mas nem sempre esses valores são importantes.Vejam o comentário abaixo feito ao site About.com.
Alguns dizem que Anime não ensina nada, provavelmente nunca assistiram um anime inteiro, todos episódios. Animes ensinam você um monte de valores. Ensinam sobre o valor da amizade, sobre amor, perdão e fazer as coisas certas.
....
Crescemos com algumas dessas maravilhosas histórias e sinto-me incrivél, sou grata a pessoa que sou agora, com todos meus valores.
O segundo relato é mais comum entre as pessoas e como podem ver seus valores são superficiais. São poucos os animes que amadurem ou instigam o pensamento.

Afinal de contas o que você pensa disso? Já teve alguma boa experiência provida dos animes?

Um comentário:

  1. Realmente não vejo muito conteúdo no anime em si.
    Mas alguns, como Suzuka, realmente chama atenção, pois valoriza a amizade, a bondade, o respeito, a perseverança, o perdão... Acredito que os animes podem ser usados como um complemento ao aprendizado de um jovem.
    Mas, como já foi comentado no texto, os animes podem se transformar em um pesadelo associado a pais que não acompanham o desenvolvimento de de seus filhos.

    ResponderExcluir

LinkWithin